Os retoques podem ser formas de complementarmos uma lipoaspiração. Porém, eles são feitos somente quando há uma necessidade real de aprimorar o resultado do procedimento.
Ainda, esses retoques podem ter a função de aprimoramento quando o paciente não ficou completamente satisfeito com o resultado final. Também, os retoques auxiliam na manutenção dos resultados após um certo período de que o procedimento foi feito.
Os retoques e os modismos
Quando eu realizo uma lipoaspiração, bem como qualquer outra cirurgia plástica, eu sempre gosto de alinhar as expectativas dos meus pacientes às suas realidades.
Por exemplo, é muito comum que os pacientes cheguem com fotos de famosos querendo os mesmos resultados, e isso é uma coisa que nenhum cirurgião plástico pode prometer. Porque cada corpo é único e cada organismo responde às intervenções da sua própria maneira.
Então, mesmo que duas pessoas passem pelo mesmo procedimento, cada uma terá um resultado diferente.
E nesse sentido entram os modismos. Por exemplo, um paciente passou por uma lipoaspiração, mas alguns meses depois ele vê alguma nova moda e quer que o seu resultado esteja dentro desse novo padrão. Logo, ele recorre ao consultório para retocar alguma coisa.
Mas muitas vezes esse retoque ainda não o deixará satisfeito, porque as suas expectativas estão desconectadas da sua realidade.
Os retoques em casos de insatisfação
Porém, é possível que o paciente realmente não se sinta bem com o resultado que obteve após a cirurgia por motivos legítimos. E nesses momentos é muito importante que o profissional esteja aberto a recebê-lo para, primeiramente, analisar esse resultado e o que o motivou a buscar um retoque.
Em alguns pacientes, o resultado pode ter sido prejudicado por questões fisiológicas ou genéticas. Nesses casos, os retoques funcionam para contornar as reações que o corpo teve às intervenções, o que é completamente normal.
Como evitar a insatisfação
O primeiro passo é sempre estudar o caso do paciente, o seu histórico médico, seus hábitos e estilo de vida. É isso que dá o embasamento para prevermos os possíveis resultados que a lipoaspiração terá.
Além disso, conversar sobre o que realmente esse procedimento representa para o paciente. Porque, muitas vezes, as expectativas estão muito altas porque há um peso emocional que a pessoa busca suprir com essa intervenção.
É por isso que eu sempre indico aos meus pacientes que eles tenham um bom acompanhamento psicológico. Assim eles conseguem entender o que uma lipoaspiração, por exemplo, realmente representa na vida deles.
A procura por um bom profissional também é importante. Alguém que converse sobre os limites e possíveis resultados, além de se manter disponível para tirar as suas dúvidas e apresentar um processo transparente. E se você quiser agendar uma consulta comigo, é só clicar no link abaixo e conversar com minha equipe!

